(49) 3621-4859

| Por Dentro da Tecnologia

PROVA ONLINE: PORQUE MIGRAR PARA O DIGITAL PODE TRAZER DIVERSOS BENEFÍCIOS

05/07/2023

As provas impressas são familiares e conhecidas, e as avaliações online surgiram como uma imposição durante o período pandêmico, não é mesmo? 


Entretanto, além de representarem um desafio, elas também revelaram uma série de vantagens que não podem ser ignoradas nessa transição para a presencialidade, como:



- Oferece mais autonomia, flexibilidade e comodidade ao aluno, permitindo que ele realize a avaliação de qualquer lugar e a qualquer momento, conforme as diretrizes da instituição.

- Permite uma maior agilidade nos processos de elaboração, aplicação e correção das provas, poupando tempo e esforço dos professores.

- Possibilita a criação de avaliações mais elaboradas, utilizando recursos como vídeo e áudio, tornando o processo de avaliação mais rico e dinâmico.



Mesmo que a sua instituição opte por realizar provas impressas, isso não significa que a tecnologia precise ser deixada de lado. Com a ajuda de um Sistema de Gestão de Provas, é possível aproveitar o melhor dos dois mundos e otimizar os processos de elaboração, aplicação e correção tanto para provas impressas quanto para provas online.


Conheça as etapas do processo avaliativo e como um Sistema de Gestão de Provas pode ajudar:


Elaboração: Com o Sistema de Gestão de Provas, tanto a prova impressa quanto a prova online podem ser elaboradas da mesma forma. O software permite selecionar perguntas de um banco de questões, inclusive separando-as por nível de dificuldade e criando provas diferentes para cada aluno.


Aplicação: No caso de provas online, o software permite que os alunos agendem a prova para ser realizada no horário e local de sua preferência. Além disso, pode ser integrado a ferramentas de prevenção de fraudes, como Proctoring e Browser Travado. Para provas impressas, o próprio software facilita a impressão e cada prova recebe um QR Code único para facilitar a identificação dos alunos.


Correção: A correção das provas, seja impressa ou online, acontece dentro do Sistema de Gestão de Provas. No caso das provas online, a correção é automática. Para provas impressas, o QR Code do cartão de resposta é escaneado, e a nota do aluno é gerada instantaneamente, eliminando chances de erros.


Pós-correção: Com o Sistema de Gestão de Provas, a utilidade das provas vai além do lançamento das notas. Após a correção, o software fornece dados sobre o desempenho dos alunos, auxiliando na definição das melhores estratégias pedagógicas.



Compartilhe!
Voltar