(49) 3621-4859

| Por Dentro da Tecnologia

O QUE É EMISSÃO DE CARBONO E PORQUE AS EMPRESAS DE TECNOLOGIA FALAM TANTO NISSO?

30/06/2023

A liberação de carbono é uma expressão que se refere à emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, principalmente o dióxido de carbono (CO2) - ou gás carbônico.


Os gases de efeito estufa recebem esse nome por reterem parte da radiação solar que chega ao planeta, causando o aumento da temperatura. A organização WWF Brasil explica que esse fenômeno é natural e esperado por si só. O problema surge quando há interferência humana no meio ambiente, resultando no aumento excessivo desses gases. Isso tem levado a um preocupante aquecimento global.


O aquecimento global pode ter (e tem) diversas consequências, como o aumento de eventos climáticos extremos. Tsunamis, períodos prolongados de seca e inundações fora de época são apenas alguns exemplos. Além disso, o aumento de doenças respiratórias é outro efeito possível.


Como você já deve ter imaginado, o dióxido de carbono é justamente o gás que mais contribui para esse cenário. Embora o aumento na geração de CO2 seja um efeito das queimadas ou do desmatamento excessivo, a maior parte das emissões é resultado das atividades industriais.


É importante destacar que o gás carbônico em si não é um problema. Ele é fundamental para processos como a fotossíntese das plantas. Sem ele e outros gases de efeito estufa, a vida na Terra provavelmente seria inviável. O que traz consequências negativas é o excesso de gases. 



Compartilhe!
Voltar