Afinal, o que é ESG?
08/05/2023
A sigla ESG, que significa Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança), engloba critérios fundamentais na análise de riscos e tomada de decisões de investimento. Ao investir em uma empresa, os investidores levam em consideração não apenas os indicadores financeiros, mas também os aspectos ambientais, sociais e de governança da organização.
Cada letra do ESG representa um aspecto específico da conduta empresarial:
▪️Ambientais (E do ESG): ações relacionadas à conservação do meio ambiente.
▪️Sociais (S do ESG): o envolvimento da empresa com colaboradores e partes interessadas.
▪️Governança (G do ESG): práticas administrativas, éticas e de transparência.
A sigla ESG reflete a mesma ideia da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e do movimento de sustentabilidade dos anos 1990, mas com uma diferença fundamental: o ESG já nasce respaldado pelo apoio sólido dos acionistas e investidores das empresas. Para o Pacto Global, o ESG é a própria essência da sustentabilidade empresarial.
É importante ressaltar que as empresas adotam critérios ESG não apenas por serem "boazinhas", mas sim porque buscam lucro dentro da lógica do capital. No entanto, é inaceitável priorizar o lucro acima de tudo e todos, sem considerar os trabalhadores, o meio ambiente, os povos originários, o clima global, entre outros aspectos. Estudos mostram que empresas que se preocupam com critérios ESG, inclusive, apresentam retornos superiores à média de mercado, o que pode ser um argumento estratégico para as ONGs.